(11) 9 9993-3335

Agenda e Publicações

O Poder da Escolha

Às vezes fico pensando sobre quantos recursos e poderes possuímos e nem sequer reconhecemos ou valorizamos, consequentemente não os utilizamos da forma mais correta e concreta a nosso favor. O Poder da Escolha, ou Livre Arbítrio como conhecem alguns, é um destes.

Só estão privadas deste Poder pessoas que tenham alguma lesão cerebral ou anomalia que repercutam na privação do controle de suas faculdades mentais.

Todos os instantes, no curso de nossa existência, nos deparamos com situações que requerem tomadas de decisões e às vezes fazemos estas escolhas tão automaticamente que nem percebemos a direção que estamos dando as nossas vidas.

As escolhas que fazemos estão sempre baseadas em nossa vontade, naquilo que pensamos e valorizamos. Não há escolha irresistível uma vez que se tenha a vontade de resistir. É de cada um o mérito e a responsabilidade pelo sucesso ou fracasso das próprias escolhas.

O fundamento do Poder da Escolha não está só em fazermos opções, mas nas consequências que acompanham tais opções. Assim quanto mais esclarecido formos, mais conscientes seremos dos nossos atos. A vida tem suas exigências, mas deixa-nos a liberdade de agir ou nada fazer para superar nossos desafios, em compensação cada um recebe conforme as suas obras.

O fato de todas as escolhas conscientes ou não, gerarem implicações, convida-nos a gerenciar melhor as nossas resoluções e assumirmos a responsabilidade pela nossa vida.

Todos nós em muitos momentos cometemos erros em nosso percurso. A grande diferença é que quando tomamos posse da nossa vida e fazemos nossa escolha consciente fica mais fácil detectarmos a falha e reconduzir, gerando desenvolvimento e crescimento pessoal.

Quando optamos em deixar nas mãos dos "outros" a condução da nossa vida, não tem crescimento, desenvolvimento, nem fortalecimento pessoal e duas situações podem surgir:

  • Se os resultados forem satisfatórios, ficamos dependentes do "outro", porque passaremos a acreditar "nele" e não em nós e assim vamos nos enfraquecendo.
  • Se os resultados forem insatisfatórios, ficamos com a tendência de culpar o "outro", gerando ainda mais dor e ressentimento em nós...

Somos os geradores dos nossos pensamentos e atitudes e testemunhas vivas dos seus efeitos em nossas vidas, porque diariamente semeamos e colhemos. Não somos vítimas do mundo exterior porque temos a capacidade de criar condições favoráveis colocando em prática nossa iniciativa e determinação, ou a capacidade de intervir em nossa experiência usando a nossa coragem e persistência.

Escolhamos sempre abrir mão das idéias e sentimentos que nos fazem mal, prejudicam os outros e são nocivos ao sucesso das nossas conquistas, como: críticas, queixumes, intolerância, mau humor, desânimo, pessimismo, egoísmo, medo, arrogância, inveja, vingança, melindres, mágoas, ressentimentos, tristezas, apatia...

Optemos por cultivar pensamentos e atitudes que nos elevem e nos conduzam ao bem maior, como: bom ânimo, paciência, generosidade, alegria, otimismo, coragem, humildade, perdão, autovalor, autoconfiança, persistência, determinação, iniciativa...

Escolha ser feliz sempre, limpe de você os sofrimentos desnecessários. Quanto mais cultivarmos pensamentos otimistas e sadios, mais chances teremos de sermos felizes em nossa escolha. Quem é feliz acumulando mágoas, ressentimentos, vinganças...?

A forma de encarar a vida é que irá fazer a diferença. Desenvolva o bem viver interior, supere os desafios com coragem e determinação. Tudo é benção para o nosso crescimento.

Pegue com unhas e dentes o Poder de Escolha que lhe foi atribuído e desafie-se em fazer suas escolhas conscientes.

Tem um ditado oriental, que na sua essência, nos ensina que Deus move o mundo se for preciso naquilo que lhe compete para nos ajudar, mas não move uma palha no que for nossa parte fazer.

Pense nisso e trabalhe firme em você, para que o Universo possa agir em seu favor. Vera Assumpção

Contato

Av. Moaci, 525 - conj. 708 - Moema

São Paulo/SP – CEP: 04083-001

(11) 4112-5212

(11) 9 8209-5866

comercial@veraassumpcao.com.br

LinkedIn
  • Cursos
  • Palestras
  • Workshops

Todos os Direitos Reservados para Vera Psicanalista ® | Agência Digital Provnet